segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Atenção alunos: orientações gerais sobre o blog e o semestre letivo

Queridos alunos, bem vindos!

A universidade é um grande desafio. Para que o aproveitamento seja mais do que satisfatótio, é necessário saber aproveitar todas as ferramentas postas a disposição do aluno: biblioteca, professores, colegas, internet, ou seja, tudo aquilo que de forma segura, possa mostrar o caminho do progresso pessoal e profissional.
Dessa forma, deixo à disposição dos alunos este blog, que de maneira muito despretenciosa, busca auxiliar o aluno a complementar seus estudos mediante a disponibilização de materiais, notícias e exercícios.

I - PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O BLOG

1) O que é blog?
É  um site simples que permite a atualização rápida dos chamados artigos, ou posts. Normalmente, tais artigos são organizados de forma cronológica inversa, ou seja, os mais recentes são os que aparecem primeiro na página.
2) O blog me ajuda de alguma forma?
Sim. A finalidade deste blog é auxiliar o aluno a ter maior contato com o que foi visto em sala de aula, dando a possibilidade de rever os temas e exercícios propostos sem limitação de tempo.
3) Que tipo de material a professora encaminha para o blog?
Material complementar à bibliografia recomendada, tais como, notícias, apostilas, slides, exercicios e avisos importantes.
4) Posso fazer comentários?
Claro. Não só pode, como deve. Opiniões e dúvidas sempre são bem vindas!
5) É possível acessar artigos ou posts antigos?
Sim. Basta clicar no final da página em "postagens mais antigas" ou buscar ao lado direito da página em "arquivos do blog" clicando no ano e mês para visualizar os temas postados.
6) Qual o email de contato com a professora que posso utulizar para as dúvidas sobre temas não postados no blog?
Você poderá encaminhar para: catarinabitar@uninove.br

II - ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O SEMESTRE

Sala de Aula e frequência

1)  A sala de aula é um ambiente de apendizagem, portanto, a participação e o respeito são condições indispensáveis para o aproveitamento máximo do conteúdo.
2) O horário e a frequência devem ser observados semanalmente, de modo a evitar problemas no final do semestre letivo.
3) Além da média exigida pela universidade, o aluno deverá comparecer a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, observando o limite de faltas permitido:
- Disciplinas de 40 horas = permitido 10 faltas - duas para cada período antes ou depois do intervalo
- Disciplinas de 80 horas = permitido 20 faltas - duas para cada período antes ou depois do intervalo
4) As justificativas deverão ser levadas diretamente à Secretaria que procederá o abono de faltas no sistema.
5) O controle de faltas será feito semanalmente, devendo o aluno permanecer em silêncio durante a chamada para que o professor possa marcar sua presença corretamente.
6) Aparelhos de telefone celular deverão sempre permanecer desligados ou no toque silencioso. Havendo necessidade, o aluno deverá atendê-lo fora da sala de aula.

Avaliações

1) As datas e horários das provas serão informadas a todos os alunos na primeira semana de aula.
2) As avaliações serão aplicadas nas datas determinadas pela universidade, e via de regra, terão duração de 1 hora e 10 minutos.  ATENÇÃO: o método de avaliação mudou. Agora são três (AV1, AV2 e AV3), sendo a mais baixa eliminada pelo sistema, incluindo as avaliações integradas.
3) O aluno deverá permanecer, no mínimo, 30 (trinta) minutos em sala de aula durante a aplicação da prova, ressalvando-se que saída do primeiro aluno impedirá a entrada dos que não comparecem no horário designado.
4) A revisão das avaliações aplicadas deverá ser requerida na data que houver a devolutiva da prova.

Datas das avaliações

 Trabalhos e pesquisas

1) O aluno deverá se atentar aos temas propostos pelo professor.
2) A pesquisa e apresentação dos trabalhos deve sempre respeitar as normas da ABNT.
3) Trabalhos cujo conteúdo seja cópia integral ou parcial da internet, artigo, livro ou qualquer outro meio que não seja de autoria do aluno, terá nota zero atribuída. Veja matéria sobre plágio clicando aqui.
4) Para a apresentação de trabalhos acadêmicos o aluno deverá utilizar mais de uma fonte de pesquisa, de modo a enriquecer seu aprendizado.
5) Durante seminários, todos os alunos devem comparecer às apresentações.
6) Os grupos deverão apresentar os seminários devidamente trajados, incentivando a participação de todos os colegas de classe.

Mais uma vez, desejo boas vindas a todos.
Sempre à disposição,

Profª Catarina Bitar