sábado, 7 de fevereiro de 2009

O Direito como norma: objeto e finalidade

O Direito é um fenômeno da vida em socidade. Um homem vivendo isoladamente numa ilha é senhor de si, de sua própria consciência, não necessitando de normas, regulamentos ou leis para organizar sua existência singular naquele local.

As regras são necessárias no convívio em sociedade, uma vez que as relações humanas não naturalmente conflituosas.

Mesmo que cada um de nós tente cuidar de nossas próprias vidas com o real objetivo de não interferir na vida dos demais, em algum momento haverá conflito.

Assim, é possível dizer que o Direito existe quando há sociedade, pois é nela que há a necessidade de imposição de normas.

Dante Alighieri, escritor, poeta e político Italiano do século XII e XIII, definiu Direito como “proporção real e pessoal de homem para homem, que conservada, conserva a sociedade e que, destruída, a destrói”.

Isso porque, para que a sociedade possa ser conservada o direito de um deve coexistir com o de outro. Cada indivíduo deve respeitar os direitos da coletividade, não sendo possível ações impulsionadas apenas pela vontade individual.

2 comentários:

Prof. Eduardo Queiroz disse...

Prof.ª Catarina,

Muito interessante o texto...gostei bastante. Espero que os alunos aproveitem a ferramenta. Boa sorte!

Parabéns pelo Blog.

Abs

Prof. Eduardo

maha disse...

Olá prof.estava pesquisando algumas comun. no orkut sobre direito e entrei no seu perfil.
meu nome é maha samir naddi,23,moro em guarulhos. meu sonho é se formar em direiro e prestar concurso para policia federal;como estava vendo vc tem experiencia e se pude me ajudar.naõ tive condições ainda de fazer minha faculdade e isso me deixa bem chateada.se vc puder dar algumas dicas de como ganhar uma bolsa, de como eu conseguir entrar na faculdade vou ser grata eternamente; pois tenho força de vontade mas... ainda naõ consegui. me de algumas dicas , aonde eu posso me informar, ir atrás ,falar com alguem que possa me ajudar. desde ja agradeço a atenção e espero resposta me mande a res. pelo meu hotmail que é (nel.maha@hotmail.com) obrigada .