sexta-feira, 24 de julho de 2009

O que é ética organizacional?

Conforme mencioando em sala de aula, ética é a valoração do que é certo ou errado levando-se em consideração determinado ambiente organizacional ou profissão.
Em pesquisa sobre o tema, achei artigo muito interessante que vale a leitura e cujo link segue no final.


O que é?

É utilizada para conceituar deveres e estabelecer regras de conduta
do indivíduo no desempenho de suas atividades profissionais e em seu
relacionamento com clientes e demais pessoas. Ética corporativa é a maneira de
"ser" de uma organização. Significa que sua conduta pública orienta-se por
princípios de valor consensuais, que caracterizam um perfil
próprio.

Pré-requisitos

Faz-se necessário rever alguns
princípios impregnados ainda em algumas organizações que ainda existem e
norteiam ações, tais como, a corrupção, a ambição (não se importando com o
como), a ausência do respeito mútuo, a individualidade e o egoísmo - ainda
enraizados em muitas organizações e que servem como erva daninha para as
mesmas.

Objetivos

Atuar em prol do resgate à dignidade, aos
valores, aos princípios, repensando conduta e comportamento do ser humano,
fez-se imprescindível, pois a partir do momento que todos dentro da organização
tiverem uma consciência ética, toda a empresa atuará de forma interagida,
inter-relacionada e integrada, resultando no produto denominado
sucesso.

Princípio Básico

É estarem todos comprometidos com verdades comuns, integrados pela vontade comum e empenhados na ação comum. O consenso é pressuposto democrático básico, significando acordo e compromisso quanto ao que é essencial. Nisso se corporifica a ética.

Benefícios

1. Possibilidades de construir uma cultura ética profissional e empresarial verdadeira e apropriada aos novos tempos.

2. Harmonia e equilíbrio dos interesses individuais e institucionais.

3. Satisfação e motivação dos colaboradores e melhoria da sua qualidade de vida integral.

4. Fortalecimento das relações da empresa com todos os agentes envolvidos direta ou
indiretamente com as suas atividades.

5. Melhoria da imagem e da credibilidade da
empresa e de seus negócios.

6. Melhoria da qualidade, resultados e realizações
empresariais.

7. Resulta o efetivo engajamento de pessoas com as organizações -
o orgulho de pertencer ao quadro da empresa.

Dificuldades

1. Fantasia tecnológica, onde há forte sedução do ter sobre o ser.

2. Falta de nitidez e de conscientização de valores, além da desvalorização humana,
incluindo aí todos os personagens atuantes, dirigentes, empregados, clientes,
públicos em geral.


Fonte: RH.com.br. Disponível em http://www.rh.com.br/Portal/Relacao_Trabalhista/Roteiro/6099/etica-organizacional.html. Acesso em 27.07.2009.
Autor: Kelly Marques

2 comentários:

Carla Barreto disse...

Olá Catarina como vai?
Muito interessante o artigo!!!

Tem outro bem instigant "Ser ético, ser herói" - Renato Janine dá para acessar no link: http://www.renatojanine.pro.br/Etica/heroi.html

E no link http://www.futuratec.org.br dá para acesar, ver ou gravar a coleção de programas que abordam a temática Ética gravados pelo Renato Janine na TV Futura

Abraços

Catarina Bitar - Flores de Açúcar e Porcelana Fria disse...

Carlinha:

Adorei a dica, de verdade. Adorei o artigo "ser ético, ser herói", especialmente o trecho que se refere a opinião de um jornalista francês, nque trasncrevo a seguir:

"Se precisarmos de uma lei que autorize as pessoas a agirem humanamente, a socorrerem os outros sem pensar nos castigos e riscos que correm, não estará tudo perdido? Porque nunca as leis vão prever todos os casos. Sempre, para alguém agir bem, de maneira ética, em solidariedade com os outros, haverá um terreno incerto, um espaço que pode até ser ilegal".

Bj